\RECORTE\ - "PÚBLICO" - 02-03-2004 - 17.41h -
Entre a Buraca e a Pontinha
Ministério do Ambiente aprova projecto do último lanço da CRIL
Lusa
O Ministério do Ambiente aprovou hoje o projecto do último lanço da CRIL - Circular Regional Interna de Lisboa, entre a Buraca e a Pontinha, ainda que com algumas condicionantes.
Segundo José Eduardo Martins, secretário de Estado do Ambiente, as condicionantes ambientais correspondem às propostas das populações entre a Buraca e a Pontinha.
Os problemas ambientais, nomeadamente de ruído, e a contestação dos moradores de alguns bairros que serão atravessados por esta estrada, têm sido o grande obstáculo da conclusão do último troço da CRIL, que começou a ser construída em 1972.
José Eduardo Martins emitiu uma declaração de impacte ambiental favorável com a condição de serem introduzidas algumas melhorias ao projecto do Instituto de Estradas de Portugal (IEP), que esteve em consulta pública até 9 de Janeiro passado.
Uma das condições é a implementação de um túnel para o troço entre os 0,675 quilómetros e os 1,7 quilómetros (atravessando o Bairro de Santa Cruz de Benfica).
"O objectivo desta solução de túnel é acolher as preocupações das populações dos bairros envolventes, nomeadamente Damaia de Baixo e Santa Cruz de Benfica, e respectivos órgãos autárquicos, sendo esta a solução que melhor permite minimizar os impactes ao nível de ruído, da qualidade do ar, do efeito-barreira e da paisagem", afirmou.
O Ministério do Ambiente recomendou também uma "melhor articulação" do traçado do IC17 com a rede viária local, para minimizar os impactes na ocupação do solo e sobre a paisagem, nomeadamente nas zonas de ligação dos Nós da Venda Nova e da Pontinha à Rotunda de Benfica, e nas zonas de atravessamento das principais vias.
Nas Portas de Benfica, a solução adoptada foi, segundo José Eduardo Martins, "um viaduto que será alvo de medidas de redução do ruído".
O ministério do Ambiente considerou ser necessário rever a solução de passagem para o Bairro da Venda Nova, propondo a construção de um outro túnel desde esse bairro até à escola de Alfornelos.
O secretário de Estado do Ambiente garantiu que o ministério, através do Instituto do Ambiente, verificará o cumprimento de cada uma das medidas e terá uma palavra a dizer "em momento prévio ao início da obra".
Jorge Costa, secretário de Estado das Obras Públicas, congratulou-se com o parecer favorável do Ministério do Ambiente, considerando-o "um passo muito importante". "Este parecer obriga o IEP a alterar o projecto, o que já começou a ser feito e deverá demorar cerca de seis meses. Depois de concluído o projecto de execução, lá para Agosto ou Setembro, vamos lançar concurso público para a obra talvez em Outubro", afirmou Jorge Costa.
O governante acredita que a obra arrancará no Verão de 2004 e estará concluída em finais de 2006, como prometeu o primeiro-ministro, Durão Barroso.
Sem comentários:
Enviar um comentário