Associação Cívica de Moradores de Alfornelos

A Associação Cívica de Moradores de Alfornelos necessita da participação de quem pretenda fazer de Alfornelos um melhor local para viver.
Por esse motivo convidamo-lo a fazer-se associado e a contribuir com as suas ideias.
Se pretende fazer-se associado, tem dúvidas, comentários ou sugestões a fazer-nos, p.f. envie mensagem para:
acma.pt@gmail.com

04 março 2004

\RECORTE\ - Jornal da Região - Amadora - 4.3.2004



CRIL reatende protestos

O MINISTÉRIO do Ambiente já deu o parecer sobre o projecto do último lanço da CRlL, entre a Buraca e Pontinha, prevendo-se. a construção de dois túneis e um viaduto. Em entrevista à lusa, o secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, refere que o projecto foi aprovado com algumas condicionantes ambientais, que correspondem às propostas das populações entre a Bu­raca e a Pontinha. Moradores e Câmara opõem-se à decisão.

"Como é que o secretário de Estado pode tomar esta decisão se a própria comissão de acompanhamento chumbou o projecto do Instituto de Estradas de Portugal", questiona Gabriel Oliveira, vareador responsável pelo pelouro das obras na câmara municipal. Para a câmara municipal "é uma obra ilegar e este descontentamento já foi transmitido por escrito ao Ministério", afirma, em resposta à emissão da declaração de impacte ambiental, que se mostra favorável ao IEP, com a condição de serem introduzidas algumas melhorias ao projecto.

Uma das condições é a imple­mentação de um túnel para o troço entre os quilómetros 0,675 e 1,7, sendo que, segundo José Eduardo Martins, "o objetivo desta solução de túnel é acolher as preocupações das populações dos bairros envolventes, nomeadamente Damaia de Baixo e Santa Cruz de Benfiça, e respectivos orgãos autárquicos". Aliás, para o governante, esta é a solução que melhor permite minimizar os impactes ao nível de ruído, da qualidadedo ar, do efeito-barreira e da paisagem.

Nas Portas de Benfica, a solução adoptada foi, segundo José Eduardo Martins, "um viaduto, que será alvo de medidas de re­dução do ruído". O ministério do Ambiente considerou ser ne­cessário rever a solução de pas­sagem para a Venda Nova, pro­pondo a extensão por mais 200 metros do túnel projectado pelo Instituto de Estradas de Portu­gal. "Pretende-se minirnizar o ruído e os impáctes sobre a pai­sagem e o efeito barreira sobre as populações que habitam nes­ta freguesia e na encosta de Al­fornelos, nomeadamente as da Escola EB 2 3", adiantou José Eduardo Martins. Uma decisão que parece não agradar aos mo­radores da Venda Nova. Segun­do o responsável pela comissão de moradores, Carlos Perry, "apesar de ainda não ter­mos tido acesso ao desenho do projecto, quer-nos pa­recer, pelo despacho, que não há muita alteração ao que estava previsto. Conti­nuamos a contestar o via­duto." explica, revelando que a comissão vai debru­çar-se sobre os próximos passos a dar na contesta­ção. O Secretário de Esta­do das Obras Públicas, Jorge Costa, congratulou-se com o parecer favorável do ministério do Ambien­te", considerando-o" um passo muito importan­te". "Este parecer obriga o IEP a alterar o projecto, o que já começou a ser feito e deverá demorar cerca de . seis meses", explica.

Entretanto, Gabriel Olivei­ra promete para breve uma tomada de posição conjun­ta com as várias comissões de moradores.


Sem comentários: