Associação Cívica de Moradores de Alfornelos

A Associação Cívica de Moradores de Alfornelos necessita da participação de quem pretenda fazer de Alfornelos um melhor local para viver.
Por esse motivo convidamo-lo a fazer-se associado e a contribuir com as suas ideias.
Se pretende fazer-se associado, tem dúvidas, comentários ou sugestões a fazer-nos, p.f. envie mensagem para:
acma.pt@gmail.com

15 março 2004


CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS, incluindo as iniciativas desenvolvidas pela COMISSÃO CÍVICA DE MORADORES DE ALFORNELOS:


26Nov03 - Reunião no Auditório do Teatro Passagem de Nível para constituição da Comissão Cívica de Moradores de Alfornelos.
• Seguiram-se inúmeras reuniões preparatórias da Comissão e de identificação das acções a empreender.

08Dez03 - Criação de uma página na Internet (que neste momento já vai com cerca de 1500 consultas), para dar conhecimento público da situação e como forma rápida e eficiente de contactar com a população.

Criação de um endereço de e-mail para o qual os cidadãos de Alfornelos podem enviar a sua posição e/ou esclarecer eventuais dúvidas.

10Dez03 - Reunião no Instituto do Ambiente, mediante convite dessa entidade, na qual participaram a CMA, CML, todas as Juntas de Freguesia afectadas pelo traçado da CRIL, nos concelhos da Amadora e Lisboa, bem como os representantes das Comissões de Moradores então constituídas.

• Alfornelos aproveitou para apresentar um documento preliminar de contestação ao traçado do IC17 - CRIL e ICI6 - Radial da Pontinha.

12Dez03 - Reunião em Alfornelos com a população.

16DezO3 - Reunião da Assembleia de Freguesia de Alfornelos da qual resultou o
seguinte:
• Aprovação de uma moção de apoio a esta Comissão Cívica.
• Posicionamento de cada um dos partidos relativamente a esta matéria.

07Jan04- Envio ao Instituto do Ambiente da "Tomada de posição e comentários" da comissão de Alfornelos relativamente ao traçado da CRIL e seus acessos, assim como ao próprio Estudo de Impacte Ambiental (um dos 1800 documentos que deram entrada no Instituto do Ambiente).

20Jan04 - Reunião com um advogado, Sr. Dr. Bernardo Reis.

21Jan04 - Solicitada audiência a sua Exa. o Sr. Ministro das Obras Públicas a qual, até ao momento, não se encontra ainda agendada.

22Jan04 - Convite efectuado pelo Instituto Alemão para participarmos numa conferência cujo tema era "Movimentos Cívicos e os Destinos da Cidade" com as seguintes presenças:

• Diversos bairros afectados pela CRIL
• Sr. Prof. Nunes da Silva (Professor Catedrático do ISP - CESUR e mentor do PDM de Lisboa
• Eng. José Mendes dos Reis (DGTT)
• Dr. José Sá Fernandes (Advogado)
• Eng. Gabriel Oliveira (Vereador da CMA)
1. Discutidos os diversos problemas que afectam as populações.
2. Apresentadas as propostas alternativas de Alfornelos.
3. Agendada nova reunião no IST para debater as nossas propostas.
4. Dr. Sá Fernandes disponibilizou-se inteiramente para trabalhar com Alfornelos, tal como o Sr. Eng. Carlos Gaivoto (especialista em transportes), também presente nessa mesma conferência.

27Jan04 - Reunião com outro advogado, Sr. Dr. Gonçalo Capitão para obtermos um parecer jurídico e poder-se estudar eventuais plataformas de trabalho.

05Fev04 - A pedido da Comissão de Alfornelos, efectuada reunião com o Sr. Presidente da CMA e com o Sr. Eng. Gabriel Oliveira, cujas conclusões foram as seguintes:
• Afastamento da CRIL para os actuais terrenos da Escola EB 2+3 com
deslocalização da mesma para outra área de Alfornelos.
• Afastamento do IC16 - Radial da Pontinha, com execução em vala tamponada para minimização do ruído.

03Fev04 - Solicitadas audiências à Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, assim como à Comissão do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente.

03FevO4 - Reunião no CESUR (Instituto Superior Técnico) com o Sr. Prof. Nunes da Silva (IST), Eng. José Reis (DGTT) e as diversas comissões de moradores.
• Objectivo: estudar as propostas alternativas de Alfornelos e/ou outros eventuais traçados.

09Fev04 - Primeira reunião, de um conjunto de três, entre diversos elementos das comissões de moradores dos bairros de Alfornelos, Damaia, Bairro de Santa Cruz de Benfica, Pedralvas, Portas de Benfica e Venda Nova. Objectivo: constituição de uma Plataforma Comum.

10FevO4 - Deslocação ao Parlamento para reunião com a Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

15Fev04 - Envio de cerca de 1200 e-mails com um comunicado conjunto, em português, espanhol, francês e inglês, para inúmeras entidades e órgãos de comunicação social, nacionais e estrangeiros, a informar sobre a situação.

17Fev04 - Conferência de Imprensa conjunta da Plataforma Comum de Comissões de Moradores dos Bairros de Alfornelos, Damaia, Bairro de Santa Cruz de Benfica, Pedralvas, Portas de Benfica e Venda Nova.

• Efectuada a apresentação publica da Plataforma Comum.
• Efectuada uma tomada de posição relativamente ao processo da CRIL.
• Emitida uma Nota de Imprensa conjunta.

18Fev04 - Reunião no Parlamento da Plataforma Comum com o grupo Parlamentar do PCP.

19Fev04 - O Sr. Secretário de Estado do Ambiente dá "parecer favorável condicionado, tendo apenas dado conhecimento desse facto às entidades oficiais (governo, câmaras municipais) e às entidades a concurso público.

26Fev04 - Tomadas de posição, durante a Sessão da Assembleia Municipal da CMA, com presença das várias comissões da Plataforma Comum.
• Questionados os diversos partidos, com assento na Assembleia Municipal, relativamente ao seu conhecimento e eventuais acções efectuadas, no respeitante a um problema que afectará de forma gravosa a população.
• Todos os partidos manifestaram total apoio à nossa posição.

02Mar04 - Deslocação ao Parlamento para reunião com a Comissão do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente.

04 e 08Mar04 - Reuniões com o Exmo. Sr, Presidente da CMA, do Sr. Vereador Gabriel Oliveira, dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Alfornelos, Benfica, Buraca, Damaia e Venda Nova, bem como dos representantes das diversas comissões que integram a Plataforma Comum.

09MarO4 - Conferência de Imprensa (11hOOm) com tomada de posição comum por parte do Exmo. Sr. Presidente da CMA, dos Exmos. Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia de Alfornelos, Buraca, Damaia Benfica e Venda Nova e respectivas Comissões de Moradores.

09Mar04 - Reunião dos diversos elementos da Plataforma Comum com o Sr. Dr. Sá Fernandes (advogado) para efectuar análise e obter parecer jurídico relativamente ao presente processo. Desta reunião resultará o envio urgente de cartas ao Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e ao Sr. Secretário de estado do Ambiente.

10Mar04 - Reunião na Assembleia Municipal da Amadora com as Comissões da AM dos Transportes, Ambiente e Ordenamento, com a presença do Presidente e Vice-presidente da CM da Amadora e das Comissões de Moradores, para informar das posições das mesmas e obterem as reacções dos diferentes partidos políticos representados.
11Mar04 - Deslocação durante a manhã a Alfornelos, Damaia e Venda Nova, de dois elementos do Partido "Os Verdes", nomeadamente da Sra. Deputada Isabel Castro, para tomada de conhecimento no local dos problemas e eventuais traçados previstos, bem como de eventuais soluções alternativas.

Para além de representantes de diversas Comissões, estiveram igualmente presentes jornalistas da Lusa TV, da agência noticiosa Lusa, do JN, Rádio Mais e Jornal Notícias da Amadora.

11Mar04 - Reuniões na Assembleia da República com os grupos parlamentares do CDS-PP (16hOOm) e do PSD (17hOOm).

12Mar04 - Sessão na Assembleia da República para perguntas ao Governo, pelos diferentes Grupos Parlamentares, com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente.

Agendada para dia 17MarO4, reunião com o grupo parlamentar do PS.

Efectuaram-se, ainda...

• Inúmeras outras reuniões com diversos técnicos, ambientalistas, políticos,
cidadãos e entidades diversas com possível envolvimento nesta matéria.

• .Pedidos de audiências a Sua Exa. o Sr. Presidente da República (cuja prioridade para o ano de 2004 é o Ambiente), ao Sr. Primeiro Ministro e ao Presidente da Assembleia da República, tendo os mesmos enviado os respectivos ofícios para o Sr. Ministro das Obras Públicas.

• Reuniões da com os Grupos Parlamentares do Bloco de Esquerda e do Partido "Os Verdes".

• Entrevistas e envio de infonnação para os diferentes orgãos de comunicação social, tendo repetidamente saído matérias nos seguintes meios de comunicação:
o Televisões - RTP, SIC, SIC Notícias e Lusa TV.
o Rádios - Rádio Mais, Rádio Comercial, RCP, Antena I e TSF.
o Jornais - A Capital, Correio da Manhã, DN, JN, Público, Noticías da Amadora, Jornal da Região da Amadora.
o Agências noticiosas - Lusa.
o Semanários - Expresso.

Alfornelos, 13 de Março de 2004



Sem comentários: