Associação Cívica de Moradores de Alfornelos

A Associação Cívica de Moradores de Alfornelos necessita da participação de quem pretenda fazer de Alfornelos um melhor local para viver.
Por esse motivo convidamo-lo a fazer-se associado e a contribuir com as suas ideias.
Se pretende fazer-se associado, tem dúvidas, comentários ou sugestões a fazer-nos, p.f. envie mensagem para:
acma.pt@gmail.com

03 março 2004


\RECORTE\ - JORNAL DE NOTÍCIAS - 03-03-2004



CRIL vai avançar contra razões dos moradores

Amadora - Paulo Ferreira Representante dos residentes em Alfornelos Carlos Perry Comissão de Moradores da Venda Nova Polémica Despacho de secretário de Estado contraria parecer da Comissão de Avaliação Residentes nas zonas do traçado estão descontentes

José António Domingues/arquivo jn
Milene Matos Silva


O anúncio da aprovação por parte do Ministério do Ambiente do projecto para a construção da CRIL (troço entre a Buraca e a Pontinha), deixou as comissões dos moradores da zona por onde vai passar o traçado descontentes. Uma aprovação do projecto do Instituto das Estradas Portugal (IEP) que contraria o parecer da Comissão de Avaliação.

O despacho do secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, assinado a 19 de Fevereiro e divulgado ontem, deu um parecer "favorável condicionado" ao projecto que esteve em discussão pública. No entanto, vai contra a opinião da Comissão deAvaliação constituída por técnicos do Instituto do Ambiente, entre outras entidades.

O parecer da comissão dá razão aos moradores referindo que a execução do projecto resulta na "degradação da qualidade de vida da população" provocada pelo agravamento da situação ambiental em termos de poluição atmosférica, de ruído e de paisagem.

Mesmo assim, o projecto posto a discussão vai sofrer algumas alterações, segundo adiantou o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo. Alegando não ter tido conhecimento oficial do projecto, o autarca adiantou que depois de uma reunião onde estiveram oministro das Obras Públicas e o presidente da Câmara de Lisboa, "o projecto evoluiu mas ainda não satisfaz, já que continua por resolver a questão do viaduto nas portas de Benfica e em Alfornelos".

Para a comissão de moradores de Alfornelos esta é "uma situação curiosa. Há 1800 casos de contestação apresentados no período de consulta pública ao projecto, que o Instituto do Ambiente ignorou", acusa Paulo Ferreira. No caso da Venda Nova, CarlosPerry da Câmara afirma que "não estão salvaguardados os direitos dos moradores". A comissão da Damaia aguarda para ver. Segundo José Clemente só irão tomar posição quando tiverem informação oficial sobre o projecto concreto.

Os moradores de Santa Cruz de Benfica (Lisboa) deverão reagir hoje.

Em relação a Alfornelos o documento resume apenas a duas linhas, nas quais se diz que devem ser tidos em conta os impactes na zona".

Continuam por assegurar o bem-estar, a segurança e os direitos dos cidadãos. Mas ainda queremos manter o diálogo, esperando que haja bom senso".

Sem comentários: