Associação Cívica de Moradores de Alfornelos

A Associação Cívica de Moradores de Alfornelos necessita da participação de quem pretenda fazer de Alfornelos um melhor local para viver.
Por esse motivo convidamo-lo a fazer-se associado e a contribuir com as suas ideias.
Se pretende fazer-se associado, tem dúvidas, comentários ou sugestões a fazer-nos, p.f. envie mensagem para:
acma.pt@gmail.com

09 março 2004

\RECORTE\ - JORNAL DE NOTÍCIAS - 9.03.2004



Moradores e autarcas querem CRIL em túnel

amadora Protestos Juntas de freguesia e população não desistem de combater projecto do IEP Ministro diz que parecer da comissão não é desfavorável


Milene Matos Silva

Está agendada para hoje uma conferência de imprensa conjunta das várias comissões de moradores e juntas de freguesia situadas na zona do traçado da CRIL, com a participação do presidente da Câmara Municipal da Amadora. O encontro tem como objectivo rejeitar a recente aprovação, por parte do secretário de Estado do Ambiente, do projecto do Instituto das Estradas de Portugal (IEP), que prevê a conclusão de grande parte da via em viaduto.

A população da Buraca, Damaia, Venda Nova, Alfornelos e Benfica exige que a conclusão da via, no troço que falta entre a Buraca e a Pontinha, seja feita em túnel em vez de viaduto. O encontro de hoje pretende dar a conhecer publicamente as alterações que têmque ser feitas ao projecto para que seja aceite por todos.

O projecto teve o parecer desfavorável da comissão de avaliação de impactes ambientais, que deu razão à população. No relatório final, a comissão diz "não ser possível, do ponto de vista técnico, propor a emissão de um parecer favorável" ao projecto do IEP.

O parecer da comissão foi ontem desvalorizado pelo ministro da Obras Públicas. "Não me lembro de alguma vez a comissão de impacte ambiental ter dado parecer favorável a algum projecto", disse Carmona Rodrigues, em declarações à Lusa. O ministro dasObras Públicas, Transportes e Habitação explicou que, habitualmente, as comissões de avaliação de impactes ambientais nunca dão pareceres favoráveis, porque há sempre "impactes mínimos", esclarecendo que "quando são mesmo contra dão um parecer d
esfavorável", o que não aconteceu.

Carmona Rodrigues argumentou que a posição expressa pela comissão não representa "um chumbo" e que foram acatadas as principais preocupações dos bairros de Alfornelos, Damaia e Santa Cruz de Benfica. Para o ministro, a obra "está bem encaminhada".

O despacho do secretário de Estado do Ambiente foi conhecido a semana passada.

Sem comentários: