Associação Cívica de Moradores de Alfornelos

A Associação Cívica de Moradores de Alfornelos necessita da participação de quem pretenda fazer de Alfornelos um melhor local para viver.
Por esse motivo convidamo-lo a fazer-se associado e a contribuir com as suas ideias.
Se pretende fazer-se associado, tem dúvidas, comentários ou sugestões a fazer-nos, p.f. envie mensagem para:
acma.pt@gmail.com

09 fevereiro 2004

\RECORTE\ - DN – 08-02-2004 (REGIONAL)

    Carmona garante túnel para a CRIL em Benfica


LUÍSA BOTINAS

O sublanço Buraca/Pontinha, da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), deverá atravessar a zona do Bairro de Santa Cruz de Benfica (Lisboa) em túnel, disse ao DN o ministro das Obras públicas. Segundo Carmona Rodrigues, a decisão sobre a solução técnica a adoptar para toda a extensão do troço, nomeadamente para outros dois pontos polémicos do traçado - Portas de Benfica e Alfornelos - deverá ser conhecida dentro de três semanas.

Para aquele governante, factores como o ambiente (ruído) e a segurança rodoviária «são importantes» para a tomada de decisão e não será a questão financeira que se vai sobrepor». Perante posições reticentes à construçãodo túnel, alegadamente assumidas por técnicos do Instituto de Estradas de Portugal em reuniões recentes no Instituto do Ambiente, denunciadas por elementos da comissão de moradores do Bairro de Santa Cruz, o ministro faz uma leitura menos crítica do que a da população. «Penso que o IEP, quando tomou essas posições, tinha em mente, sobretudo, questões de segurança. A CRIL é uma via rápida, onde as velocidades são consideráveis. Por isso, quando há túneis no traçado e quanto maior for a sua extensão, maior é também o risco de acidentes», sublinhou aquele responsável.

De acordo com Carmona Rodrigues, a obra de construção do sublanço Buraca-Pontinha, da CRIL, será objecto de concurso público internacional, o qual deverá ser lançado após a divulgação da solução de traçado que o executivo pretende.

O financiamento para o fecho da CRIL deverá contar ainda com verbas do III Quadro Comunitário de Apoio. Segundo o calendário do ministro, a previsão para o arranque das obras aponta para o final de 2004.

Sem comentários: