Em resultado da nossa análise ao documento "Avaliação Ambiental das Alterações do Projecto, Setembro 2006, IC17 - Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) Sublanço Buraca / Pontinha (Incluindo Ligações a Benfica)", apresentámos ao Instituto do Ambiente as propostas que seguidamente resumimos:
1. Anulação do ramo do Nó da Pontinha de ligação entre a CRIL, sentido S-N, e a Radial da Pontinha:
1. Anulação do ramo do Nó da Pontinha de ligação entre a CRIL, sentido S-N, e a Radial da Pontinha:
Evita a manutenção e o desenvolvimento do actual muro de contenção (paredão) criado para este ramo, que actua como barragem perante as águas pluviais e implica uma incapaz capacidade de drenagem perante qualquer intempérie mais forte que se verifique na área de Lisboa/Amadora.
2. Desenvolvimento da CRIL na encosta de Alfornelos e da Radial da Pontinha em TÚNEL verdadeiro:
Os túneis verdadeiros nas encostas de Alfornelos e na Azinhaga dos Besouros são a única forma de permitir resolver, minimizando simultaneamente os diversos impactes ambientais negativos, a saber:
i. O aumento da poluição do ar e a consequente concentração de gases poluentes no interior de Alfornelos, por permitir o seu tratamento através de filtros e em zonas de tratamento de partículas e gases, e a criação de Espaços Verdes que cumulativamente irão actuar sobre o CO2, partículas e poeiras produzidas, etc.
ii. O aumento da poluição sonora (ruído) provocado pelo tráfego automóvel ao nível das vias e em altura, nomeadamente dos pisos superiores.iii. A criação de impactes visuais que serão reduzidos por força da criação dos referidos Espaços Verdes.iv. A resolução de parte dos problemas ambientais criados pela necessidade de desaterro das encostas de Alfornelos e da Azinhaga dos Besouros, permitindo que parte das terras fiquem nos seus locais de origem.v. A anulação total do efeito de ilha residencial.
3. Ligação da Radial da Pontinha à Av. dos Condes de Carnide:
A criação de uma continuação da Radial da Pontinha em túnel verdadeiro sob o nó de Benfica será a única forma de permitir uma fluidez de trânsito superior, com separação do trânsito local, e, principalmente, permitir a diminuição da poluição automóvel na zona, em situações de trânsito congestionado (que se prevêem frequentes) à entrada de Lisboa, no sentido da 2ª Circular.
4. Desenvolvimento rectilíneo do início da Radial da Pontinha, junto ao Nó da Pontinha:
Melhorar significativamente a segurança rodoviária pela via da visibilidade em túnel e a segurança activa dos veículos tendo em conta as velocidades previsíveis e legalmente autorizadas para este tipo de vias.
Podem visualizar o documento respeitante à nossa posição, fazendo download em
http://www5.spread-it.com/dl.php?id=1570ec4c0ef9db2a6cd65b40becf9f5ec6874cc8
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