Associação Cívica de Moradores de Alfornelos

A Associação Cívica de Moradores de Alfornelos necessita da participação de quem pretenda fazer de Alfornelos um melhor local para viver.
Por esse motivo convidamo-lo a fazer-se associado e a contribuir com as suas ideias.
Se pretende fazer-se associado, tem dúvidas, comentários ou sugestões a fazer-nos, p.f. envie mensagem para:
acma.pt@gmail.com

20 outubro 2005


REUNIÃO COM A POPULAÇÃO NA JUNTA DE FREGUESIA DE ALFORNELOS
22 DE OUTUBRO 21H30

Caros vizinhos
Passado o período eleitoral, voltamos ao contacto com a população.
Já se encontra na nossa posse o parecer do Instituto do Ambiente que, pela segunda vez, é totalmente negativo relativamente ao projecto em questão !
Apesar de mais este chumbo, sabemos que é intenção dos responsáveis autárquicos e do Governo iniciarem a respectiva construção dentro de muito pouco tempo, facto surpreendente num suposto Estado de Direito !!!!
A este facto não é alheio um conjunto de pequenas acções preparativas do terreno:
- A deslocalização das antigas bombas de abastecimento da Galp;
- A colocação de estacas na encosta de Alfornelos, onde se irá situar a CRIL;
- As terraplanagens na Azinhaga dos Besouros;
- A manutenção dos estaleiros do metro na Falagueira;
- Aumento de maquinaria no estaleiro do Alves Ribeiro;
- A efectivação de um muro de contenção na Rua Josefa de Óbidos;
- O corte de arbustos e a respectiva limpeza dos terrenos nas zonas da CRIL;
- A execução de uma rotunda provisória no final da Estrada da Correia.
- A execução de um acesso provisório ao parque de estacionamento da Pontinha.
Contudo, igualmente primordial, é a construção de uma CRIL que respeite os direitos legalmente constituídos dos cidadãos residentes, com especial destaque para o seu natural direito à saúde e à qualidade de vida!!!!

TODOS, MAS TODOS OS HABITANTES DE ALFORNELOS INDEPENDETEMENTE DA SUA LOCALIZAÇÃO HABITACIONAL,SERÃO AFECTADOS SE TAL NÃO FOR RESPEITADO!

PELA SUA SAÚDE… MOBILIZE-SE !! NÃO FIQUE EM CASA ! QUEM CALA… CONSENTE !

A NOSSA QUALIDADE DE VIDA ESTÁ EM JOGO ! CONTAMOS CONSIGO !!! ASSOCIE-SE !!!

02 outubro 2005



Como uma imagem vale mais do que mil palavras, eis uma simulação do que será a possível futura passagem do IC-17 CRIL na encosta de Alfornelos, com o tabuleiro da via situado ao nível de um 6ºandar, a uma distância de apenas alguns metros dos prédios e da Escola 2+3 de Alfornelos.
Palavras para quê...

Na sequência do texto e das imagens anteriores, acrescentamos imagens simuladas do que se prevê venha a ser o famoso IC-17 CRIL... ou seja, um pesadelo para todos nós!
Aqui está o troço da IC-17 que passa ao lado do centro de saúde por cima das antigas bombas da Galp (daí a razão da mudança de local).


Caros Vizinhos,
Neste período pré-eleitoral, em que todos os políticos prometem e poucos cumprem, gostaríamos mais uma vez, de vos alertar para a gravidade da situação que se avizinha em termos de construção do projecto da CRIL.
É do nosso conhecimento que, está para muito breve, o ínicio da construção das 3 vias rápidas que irão cercar totalmente a nossa freguesia de Alfornelos.
Desde sempre nos temos vindo a bater por uma solução que mantenha condições de habitalidade no bairro em que residimos. Contudo, é de lamentar que as autoridades oficiais, eleitas por maioria absoluta dos residentes da freguesia, não defendam os interesses da população apesar de constitucionalmente a isso estarem obrigados.
Relembramos que não estamos contra a construção da CRIL!!
Estamos sim contra a forma selvagem utilizada para nos imporem um projecto que prejudicará irremediavelmente cerca de 15 mil pessoas só nesta freguesia.
Sendo a Associação Cívica de Moradores de Alfornelos [ACMA] uma entidade totalmente apartidária, o nosso apelo vai no sentido de que, em conjunto, apresentemos um cartão vermelho aos actuais lideres dos orgãos autárquicos, a saber: Presidente da Câmara Municipal da Amadora (Sr. Joaquim Raposo) e Presidente da Junta de Freguesia de Alfornelos (Sr Jorge Nunes).
Para que retirem as vossas conclusões, aproveitamos para inserir o projecto que as entidades oficiais insistem em implementar e, por contra-ponto, a nossa proposta alternativa.
Saudações.
ACMA

Nota: Solicitamos a todos os que consultarem esta página que a copiem e enviem para os mails de todos os vossos amigos e conhecidos. Caso tenham possibilidade, imprimam as imagens dêem-nas a conhecer a todas as pessoas (nem todos têm internet).Lutem pelos vossos direitos de cidadania!